sábado, 17 de setembro de 2011

Indignação


Desabafo de um grande amigo sobre a igreja atual

Indignação!


Uma perspectiva de alguém que mudou. Uma visão de quem esteve de vários anglos e hoje sofre por perceber.

Vamos ao grande motivo da preocupação: A IGREJA REGRIDE!

EU nasci num lar cristão e desde então, frequento uma igreja. Há aproximadamente um ano, eu comecei a conhecer melhor a Deus. Passei a ver coisas que antes eram totalmente despercebidas por (e pra) mim. Comecei a olhar por um anglo que antes não via e que ao mesmo tempo é tão claro. As igrejas têm errado feio em várias coisas e isso tem me reocupado bastante. Tentarei dividir em tópicos para que fique mais claro e contextualizado.

  • ·         SALVAÇÃO: A começar das crianças. Fazem “pressões psicológicas” para que os pequeninos “aceitem” a Cristo, e por influência dos “tios” e dos coleguinhas elas “aceitam”. Só pra começar, é bom deixar claro que nós não aceitamos a Cristo, ELE nos aceita, no entanto, não focarei nisto. O necessário é que as crianças aprendam as leis de Deus, a amá-lo sobre todas as coisas e quando tiverem maturidade pedirão para que Deus os aceite por livre e espontânea vontade. Quanto à salvação num âmbito geral, as igrejas têm mendigado às pessoas como se Deus precisasse de alguém ou simplesmente criam uma situação de pressão psicológica querendo substituir a ação salvífica do Espírito Santo e levando pessoas a levantar a mão (como se o levantamento de uma mão salvasse alguém). Daí tentam fazer de tudo pra quem se manifestou ir à igreja todos os dias da semana, tentam fazê-lo querer estar o tempo todo no templo e esquecem de instrui-lo sobre as leis de Deus, sobre o modo de vida que Deus quer que vivamos. Esquecem-se de passar doutrinas e focam apenas na vida.
  • ·         Materiais: É muito bom poder contar com literaturas para aprender mais sobre Deus. Deus tem usado pessoas pra escrever textos e livros fantásticos. Louvado seja ELE por isso, mas NADA e ninguém substituem a bíblia. Não se deve impor (e muitos fazem sob o pretexto de “desafiar a igreja”) a leitura de vários livros. As pessoas ficam tão alucinadas e temerosas com a cobrança que começam a ler vários e se esquecem do principal. O pior disso tudo é a pouca informação que elas adquirem porque ficam apenas conhecendo o ponto de vista de pessoas (ainda que usadas por Deus), mas precisam conhecer o que Deus pensa a respeito das coisas, e isso só está presente na bíblia. Não estou dizendo que não devemos ler outros livros teológicos ou que eles são hereges... o que falo é que eles devem ser complementares. O foco deve ser na bíblia!
  • ·         Ministérios: É muito bom servir a Deus, mas inclusive pra isso é necessário ordem e decência. O que ocorre é que pessoas doentias têm se infiltrado nas igrejas como anunciadores e “agraciados” com o “dom da liderança” e querem começar atividades. Pessoas têm tentado transferir pra a igreja sua frustração por não terem conseguido sucesso na vida profissional e acham que vão se satisfazer com cargos de liderança. Pessoas têm dito que “sentem de Deus” as coisas e começam a ditar o que deve ou não ser feito. Mas e a bíblia?! Onde fica? O que é pra ser feito está na palavra de Deus e ELE capacita a todos os escolhidos de acordo com sua vontade e há unanimidade ao tomar decisões. Ministérios onde uma ou algumas pessoas dizem “sentir de Deus” e tentam moldar as coisas a esse falso sentir estão errados. Deus fala a TODOS. Pessoas que tentam dizer que Deus revela de forma exclusiva o que elas e o ministério delas têm que fazer deviam se candidatar a médiuns em centros espíritas. Há também os que marcam reuniões TODOS os dias da semana como se elas fossem termômetros para medir o compromisso de alguém com Deus. Como é nojento ver gente tentando agradar alguém (o pastor é esse alvo maior em várias vezes). Falsos líderes querem mostrar serviço indo pra vários congressos, conferências, palestras... Fazem reuniões mostrando alvos e metas que querem atingir, no entanto não fazem nem um décimo do que dizem ou aprendem.  Escrevem visões e missões fictícias e esquecem-se do IDE que é tão claro e simples e que está na bíblia: Viver a santidade. Mostrem Cristo e os outros serão atraídos. É muito bom divertimo-nos com os santos, brincadeiras saudáveis, comunhão... Mas DE LONGE esse deve ser o álibi usado para atrair pessoas à igreja. Pessoas precisam ser atraídas a Deus e não a igrejas ou atividades.  Atividades assim não podem ser chamadas de ministérios. Eles são (ou se tornarão em breve) um fiasco!
  • ·         FOCO: As leis de Deus e Suas doutrinas têm sido esquecidas. Vida Cristã é muito importante, porém tudo precisa ser balanceado. A palavra de Deus diz “Errais por não conhecer as escrituras”. As pessoas estão tão alucinas que se esquecem das leis, doutrinas e querem fazer tudo a seu modo. Acham que basta simplesmente fazer só que, Deus também disse COMO Ele quer que as coisas sejam feitas; Textos bíblicos são constantemente colocados em contextos diferentes para se “adaptarem” à necessidade de pregadores ou palestrantes.
  • ·         GUERRA: Igrejas se acham boas demais para se juntar com outras na luta contra o inimigo. Óbvio que deve haver uma análise muito precisa em relação a isso mas, erros existem em todo lugar. Se quisermos fugir deles, só numa bolha e ainda assim nos depararemos com os nossos. Devemos procurar ajudar uns aos outros, confrontando-nos em amor e nos unir.
  • ·         Artes: Essa é uma das áreas que mais tenho estudado. Seria desnecessário falar sobre a podridão das letras que têm sido cantadas ultimamente. Me contentarei  em dizer que as melhores canções são os Salmos! Eles contêm exaltações, clamores, celebração... Não adianta enfeitar e errar! Não falarei sobre dança, teatro ou outros porque esse assunto é bem delicado e não quero me ater a ele nesse momento, mas... Misericórdia para com o que tem sido feito!
Ativismo não leva ninguém a nada! Não ache que correr pra fazer 10000 coisas na igreja vai ditar o quanto vocês se importam com Deus. Não deixem de testemunhar do amor de Deus, de mostrá-Lo em suas atitudes, de ler a palavra, orar, cantar canções que O exaltem... Não se acomodem a apenas ir aos cultos e tampouco fazer atividades. Deus nos deixou coisas a fazer: que ocupemo-nos com elas! Que usemos nossos dons para o louvor e honra DELE, o único digno, mas que estudemos e saibamos como o fazer.

Não pensem que questionar isso tudo é rebeldia, insubmissão ou coisa de quem se acha mais espiritual. O objetivo deste texto é desabafar a quantidade de coisas que têm tirado o foco do SENHOR cada vez mais nas igrejas. Todos nós pecamos todos os dias e não há como fugir disso, todavia, devemos buscar a Deus e cumprir os seus mandamentos por amor.


Que essas palavras nos façam refletir o que estamos fazendo.


Que Deus nos abençoe!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A Sutileza de Satanás - Jonathan Edwards (1703-1758)


O demônio trabalha corpo a corpo com as nossas paixões enganosas. Ele labuta para tornar-nos cegos às nossas faltas. Continuamente se esforça para nos levar ao pecado, e então, trabalha com a nossa mente carnal nos bajulando com a idéia de que somos melhores do que realmente somos. Assim, ele cega a consciência. É o príncipe das trevas. Cegar e enganar têm sido seu trabalho desde os nossos primeiros pais.

A força do hábito. Algumas pessoas se esquecem dos pecados que lhe são habituais. Frequentemente os pecados habituais entorpecem a mente, e dessa maneira, tais pecados, que uma vez afligiram a consciência, começam a parecer inofensivos.

O exemplo dos outros. Alguns se tomam insensíveis ao próprio pecado porque deixam a opinião popular ditar o seu padrão. Observam o comportamento dos outros a fim de discernir o que está certo ou errado. Porém, a sociedade é tão tolerante com o pecado que muitos deles perderam seu estigma. As coisas que não agradam a Deus e são consideradas abomináveis à sua vista parecem inocentes quando visualizadas através dos olhos da opinião popular.

Talvez as vejamos sendo praticadas por pessoas que estimamos, ou nossos superiores, ou por aqueles que são considerados sábios. Isso tende a favorecer essas coisas e a diminuir o sentido de sua pecaminosidade. É especialmente perigoso quando homens piedosos, líderes cristãos respeitados são vistos comprometidos com práticas pecaminosas. Isso especificamente tende a calejar o coração do observador e a cegar a mente a respeito de qualquer hábito maligno.

Obediência incompleta. Aqueles que obedecem a Deus indiferentemente ou pela metade correm o risco de viverem em pecado encoberto. Alguns cristãos professos negligenciam parte de seus deveres espirituais enquanto se concentram em outra parte. Seus pensamentos talvez estejam completamente voltados à oração secreta, à leitura bíblica, à adoração pública, à meditação e a outros deveres religiosos — enquanto ignoram os deveres morais: suas responsabilidades em relação à esposa, aos filhos ou aos vizinhos.

Sabem que não devem defraudar o seu vizinho, mentir ou fornicar. Mas parecem não considerar quanto mal há em falar dos outros de modo leviano, censurar o vizinho, contender e brigar com as pessoas, viver hipocritamente diante da família ou negligenciar a instrução espiritual de seus filhos.

Esse tipo de pessoa parece ser muito consciente em algumas coisas — aquelas áreas de sua obrigação sobre as quais se mantém vigilante — mas negligencia completamente outras áreas importantes.


Fonte: http://www.josemarbessa.com/2011/08/sutileza-de-satanas-jonathan-edwards.html

domingo, 4 de setembro de 2011

Os fundamentos do arrependimento


Paulo de Tarso Bezerra de Souza

     Quando falamos no arrependimento para a vida, não estamos nos referindo a um sentimento humano do tipo remorso ou sentimento de culpa que brota no coração ou na sua consciência do homem por si só. Mas, um sentimento ímpar dado por Deus de senso de pecado que é uma manifestação da graça divina na vida do pecador, movendo-a a sentir tristeza e repugnância das coisas contrárias a Santa e Justa vontade de Deus.
      Através deste sentimento de arrependimento o pecador é iluminado tendo as suas inclinações pecaminosas afetadas pela regeneração levando a pessoa a perceber e apreciar a santidade de Deus como nos é apresentada na sua Santa Palavra.
      Este arrependimento para a vida só pode ser experimentado por uma pessoa depois e em conseqüência da ação regeneradora do Espírito Santo de Deus na sua vida. Com isso este senso de arrependimento na vida do crente não se caracteriza com algo que aconteceu uma vez e pronto, cessou, mas deve ser uma experiência diária na vida do crente enquanto prosseguem na luta contra o pecado em seu coração e na sua vida.
      Por isso os homens devem procurar esforçar-se para se arrependerem não só dos pecados particulares e específicos, pois por menos que seja o seu pecado diante de Deus merece condenação, sendo que a mesma graça divina que nos concede arrependimento também é suficiente para extinguir a culpa dos nossos pecados.
Diante disso devemos procurar entender que o arrependimento não é a causa do perdão de pecados, mas é de tal necessidade a todos os pecadores, que ninguém pode esperar perdão de Deus, sem que haja nele demonstração de fé, arrependimento e crença em Cristo Jesus.