domingo, 2 de dezembro de 2012

Sabedoria é tudo?

Por Danyllo Gomes


Eclesiastes 2:12-13,16-17

Que livro! Livro sábio, honesto, verdadeiro, santo, cheio de Cristo. A cada palavra lida desse livro é possível ver Cristo. Você precisa mais de Cristo. Você nunca ficará totalmente saturado e Cristo. Onde você tem O buscado? Você precisa de Bíblia, Palavra de Deus, único absoluto. Local onde vemos quem somos e quem Deus é. O pregador (Tradução de “Eclesiastes”) coloca o ser humano no patamar máximo onde ele pode chegar, e mesmo nesse máximo, o ser humano não é completo. Sempre falta algo. Refletindo na sabedoria, loucura e insensatez o pregador chegou a pensar: o que o sucessor do rei pode fazer que já não foi feito antes? Ou seja, de que adianta tanto empenho em algo que vai acabar no mesmo? O pregador percebeu que assim como a luz é superior as trevas a sabedoria é superior à insensatez. Como a luz é para as trevas? A luz ela retira as trevas; onde tinha trevas, a luz faz desaparecer a treva. O mesmo acontece com a sabedoria: quanto mais sabedoria, mais desaparece a insensatez. Assim também como a luz nos ilumina e guia (as trevas em nada nos ajuda), a sabedoria nos ilumina e guia. A luz nos faz ver o que existe ao nosso redor; ela nos ajuda a enxergar com maior clareza a realidade. A sabedoria também nos proporciona isso: nós conseguimos enxergar a realidade de forma mais clara com sabedoria. Tantas outras aplicações poderia trazer, mas no fim a conclusão iria ser a mesma: a sabedoria, com certeza, excede à estultícia (insensatez).

A pergunta ainda continua: sabedoria é tudo? Os versos 16 e 17 nos respondem. Para o pregador, buscar sabedoria terrena também é vaidade. Tanto o sábio como o insensato morrerá, perderá suas memórias e sua vida, e a sabedoria onde ficará? Vai junto com os dois pra o caixão. Tanto o grande sábio quanto o menor insensato morrerão, e o que eles tem nada levarão consigo: ou sua sabedoria ou sua insensatez.

Nós precisamos correr para Cristo. Não devemos correr atrás da maior sabedoria do mundo, porque isso é vaidade, isso é correr atrás do vento. Precisamos correr para Cristo e clamar para que Ele nos dê sabedoria do Céu. Essa sim levaremos conosco na hora de nossa morte.

Soli Deo Gloria