terça-feira, 9 de novembro de 2010

A boa-nova Cristã (Romanos 1:1-7)




Por Danyllo Gomes

 

Romanos 1:1-7
1Paulo, Servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus ,2o qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras, 3com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi 4e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade ela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor, 5por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a obediência por fé, entre todos os gentios, 6de cujo número sois vós, chamados para serdes de Jesus Cristo. 7A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”

1)      Que informações sobre o evangelho você encontra nesses versículos?

O evangelho que Paulo veio apresentar aos romanos não é nada novo, mas sim o evangelho que foi prometido pelos profetas nas Sagradas Escrituras. A respeito de Cristo ele mostra as duas divindades: “...segundo a carne, veio da descendência de Davi...” (homem; verso 3) e, “...foi designado filho de Deus..” (Deus; verso 4), e ainda quando Paulo diz: “...Jesus Cristo, nosso Senhor...” mostra o lado divino de Cristo. E seguinte a essas afirmações ele diz que isso tudo foi: “...segundo o espírito de santidade (Espírito Santo) pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor...”. Desse modo há aqui a chamada “economia da trindade”, com a atuação das três pessoas da trindade (Pai: autor do evangelho; Filho: executa o evangelho; Espírito: atuando nos eleitos para o evangelho ser cumprido). E através de Cristo recebemos o apostolado por graça, sem nenhum merecimento, em amor do nome de Cristo, para pregar Seu nome, obedecendo ao chamado de Cristo por fé.

2)      Paulo diz no versículo 6 que sois “chamados para serdes”. De que maneira você tem experimentado esse sentimento de pertencer?

Fazendo parte do corpo de Cristo através dos cultos, e pelo Espírito Santo habitado em mim. Pela confiança que exerço na soberana vontade do Senhor sobre minha vida, acreditando que nada foge do Seu controle e sabendo que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.


3)      No versículo 5, Paulo fala da “obediência por fé”. De que forma a obediencia e a fé são ligadas por natureza?

Para que eu obedeça, eu preciso exercer fé, pois como vou obedecer um mandamento que eu mesmo não creio que seja verdade? Portanto não há obediência a Deus sem fé. Lembrando que recebemos o “fenômeno de crer” através da graça do Senhor que é derramada sobre nós.

4)      O que você aprende sobre Paulo? E sobre os Romanos?

O simples nome Paulo no início da carta nos revela que ele queria se apresentar aos romanos como um ‘verdadeiro romano’ – através do seu nome – porque a nacionalidade do romanismo era de grande significância para a época. Explicando o significado dos nomes: o nome “Saulo” (o primeiro nome de Paulo) foi dado por seus pais para representar sua descendência judia, e o nome “Paulo”  para representar sua descendência romana.
Ele se identifica como servo de Cristo, escravo de Cristo, pois ele entende que em Cristo é que verdadeiramente somos livres (João 8:36). Foi também chamado para ser apóstolo, por graça, sem nenhum merecimento próprio, mas sim por pura graça de Deus para com ele.
Em relação aos romanos, Paulo afirma que eles também foram chamados para serem de Jesus Cristo. Os romanos tinham recebido graça, chamados para serem santos entre todas as nações, fazendo o nome de Cristo conhecido.

A BOA-NOVA CRISTÃ É O EVANGELHO DE DEUS. OS APÓSTOLOS NÃO INVENTARAM ISSO; ELA FOI REVELADA E CONFIADA POR DEUS.

Nessas breves perguntas e respostas fiz uma pequeníssima exploração sobre os primeiros sete versículos da epístola de Romanos. Que o Senhor nos mostre cada dia mais a Sua verdade para nossas vidas, e assim possamos praticá-las no nosso dia-a-dia sempre dando glórias a Deus por tudo que ele tem feito.

Que o Senhor nos abençoe.

Apoio: Stott, John/Romanos, O poder do Evangelho/ Editora Cultura Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário