domingo, 4 de setembro de 2011

Os fundamentos do arrependimento


Paulo de Tarso Bezerra de Souza

     Quando falamos no arrependimento para a vida, não estamos nos referindo a um sentimento humano do tipo remorso ou sentimento de culpa que brota no coração ou na sua consciência do homem por si só. Mas, um sentimento ímpar dado por Deus de senso de pecado que é uma manifestação da graça divina na vida do pecador, movendo-a a sentir tristeza e repugnância das coisas contrárias a Santa e Justa vontade de Deus.
      Através deste sentimento de arrependimento o pecador é iluminado tendo as suas inclinações pecaminosas afetadas pela regeneração levando a pessoa a perceber e apreciar a santidade de Deus como nos é apresentada na sua Santa Palavra.
      Este arrependimento para a vida só pode ser experimentado por uma pessoa depois e em conseqüência da ação regeneradora do Espírito Santo de Deus na sua vida. Com isso este senso de arrependimento na vida do crente não se caracteriza com algo que aconteceu uma vez e pronto, cessou, mas deve ser uma experiência diária na vida do crente enquanto prosseguem na luta contra o pecado em seu coração e na sua vida.
      Por isso os homens devem procurar esforçar-se para se arrependerem não só dos pecados particulares e específicos, pois por menos que seja o seu pecado diante de Deus merece condenação, sendo que a mesma graça divina que nos concede arrependimento também é suficiente para extinguir a culpa dos nossos pecados.
Diante disso devemos procurar entender que o arrependimento não é a causa do perdão de pecados, mas é de tal necessidade a todos os pecadores, que ninguém pode esperar perdão de Deus, sem que haja nele demonstração de fé, arrependimento e crença em Cristo Jesus.

Um comentário: