sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cristãos e o Halloween (Colossenses 2:15, 1 Pedro 5:8, Hebreus 10:27, Romanos 2:14-16)




Dia das Bruxas. É uma época do ano, quando o ar fica mais nítido, os dias ficam mais curtos e, para muitos jovens americanos a excitação cresce, antecipando o feriado mais escuro, mais assustador do ano. Os varejistas também se regozijam  ao receber uma média de 41,77 dólares por família na decoração, fantasias, doces e cartões. Halloween trará em aproximadamente US $ 3,3 bilhões este ano.
É uma boa aposta varejistas não aceitarão grandes expectativas de conseguir $ 41,77 por domicílio do mercado cristão. Muitos cristãos se recusam a participar de Halloween. Alguns têm receio da sua origem pagã, outros de seu imaginário  escuro, macabro, outros ainda estão preocupados com a segurança de seus filhos. Mas os outros cristãos optão por participar das festividades, quer participando nas atividades escolares, bairro truque-ou-tratamento, ou uma alternativa de Halloween em sua igreja.
A pergunta é: Como os cristãos devem responder ao Halloween? Os pais se tornam irresponsáveis ao permitirem que seus filhos peçam doces ou travessuras? E sobre os cristãos que se recusam qualquer tipo de celebração durante a temporada - são exagerados?

A origem pagã do Halloween

O nome "Halloween" vem de comemoração do Dia de Todos os santos da igreja cristã primitiva, um dia reservado para a lembrança solene dos mártires. All Hallows Eve, a véspera de Todos os Santos, começou o tempo de recordação. "All Hallows Eve" acabou por ser contratado para "Hallow e'en", que se tornou "Halloween".
Ouvir
Ler foneticamente

Como o cristianismo passou pela Europa, ela colidiu com culturas pagãs indígenas e confrontaram costumes estabelecidos. Feriados e festivais pagãos foram tão arraigados que os novos convertidos encontraram um obstáculo à sua fé. Para lidar com o problema, a igreja organizada se mover normalmente um feriado distintamente cristã em um lugar no calendário que iria desafiar diretamente um feriado pagão. A intenção era combater as influências pagãs e oferecer uma alternativa cristã. Mas na maioria das vezes a igreja só conseguiu "cristianizar" um ritual pagão - o ritual era ainda pagão, mas misturado com o simbolismo cristão. Isso é o que aconteceu com a Véspera de Todos os Santos - foi a alternativa Halloween original!

Os celtas da Europa e da Grã-Bretanha foram os Druidas, cujas principais celebrações pagãs foram marcados pelas estações do ano. No final do ano no norte da Europa, as pessoas faziam os preparativos para garantir a sobrevivência do inverno, colheita das culturas e o abate de gado, abate de animais que não o faria. Vida abrandou como a escuridão do inverno trouxe (encurtando dias e as noites mais longas), e da morte. As imagens da morte, simbolizada por esqueletos, caveiras, e na cor preta, continua a ser destaque nas celebrações de hoje, Dia das Bruxas.

O pagão festival de Samhain (pronuncia-se "semear" "en") comemorou o final da colheita, a morte eo início do inverno, durante três dias - 31 outubro - 2 novembro. Os celtas acreditavam que a cortina dividindo os vivos e os mortos era levantada durante Samhain para permitir que os espíritos dos mortos para caminhar entre os vivos - fantasmas que assombram a Terra.

Alguns abraçaram a temporada de assombro por envolvimento em práticas ocultas, como a adivinhação e a comunicação com os mortos. Eles procuraram "divinos" espíritos (demônios) e os espíritos de seus ancestrais sobre as previsões meteorológicas para o próximo ano, as expectativas de safra e até mesmo as perspectivas românticas. Sacudir para maçãs era uma prática dos pagãos para adivinhar o mundo espiritual de "bênçãos" sobre o romance de um casal.

Para outros, o foco sobre a morte, ocultismo, adivinhação, eo pensamento dos espíritos voltar para assombrar os vivos, alimentou superstições ignorantes e medos. Eles acreditavam que os espíritos estavam presos à terra, até que recebeu uma despedida adequada com guloseimas - posses, riqueza, comida e bebida. Espíritos que não foram devidamente "tratados" seriam "enganar" os que tinham negligenciado. O medo de assombração só se multiplicou esse espírito que tinha sido ofendido durante a sua vida natural.

Espíritos Trick inclinou-se a acreditar que assumem aparências grotescas. Algumas tradições desenvolvidas, que acreditavam que vestem um traje para se parecer com um espírito iria enganar os espíritos errantes. Outros acreditavam que os espíritos poderiam ser repelido pela escultura de uma face grotesca em uma cabaça ou vegetais de raiz (os nabos escocês usado) e definindo uma vela dentro dele – O Jack Lanterna.

Em que mundo escuro, supersticiosos pagãos, Deus misericordiosamente brilhava à luz do evangelho. Cristãos recém-convertidos se armaram com a verdade e não mais temia uma assombração de espíritos de retornar à Terra. Na verdade, eles denunciam que o espiritismo pagão de acordo com Deuteronômio 18:
Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti. Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus. (versos 10-13).”

No entanto, o “cristianizado” converte encontrados família e influência cultural difícil de suportar, pois eles estavam tentados a voltar as festas pagãs, especialmente Samhain. Papa Gregório IV reagiu ao desafio pagão movendo a celebração do Dia de Todos os Santos, no século IX - ele defini a data de 01 de novembro, bem no meio do Samhain.

Como o passar dos séculos, Samhain e All Hallows Eve misturados. Por um lado, as superstições pagãs deram lugar à "cristianizado" superstições e forneceu mais de forragens para o medo. As pessoas começaram a compreender que os espíritos ancestrais pagãos eram demônios, e os adivinhos estavam praticando a feitiçaria e necromancia. Por outro lado, o tempo do festival proporcionou maior oportunidade para a folia. Trick-or treat tornou-se um momento em que as faixas roving dos hooligans jovens iriam de casa em casa, coletando comida e bebida para seus partidos. Munícipes Stingy corria o risco de um "truque" que está sendo jogado em sua propriedade de jovens embriagados.

Halloween não se tornou um feriado americano, até a imigração das classes trabalhadoras das Ilhas Britânicas no século XIX. Enquanto primeiros imigrantes podem ter acreditado nas tradições supersticiosas, foi a aspectos perniciosos do feriado que atraiu os jovens americanos. As gerações mais jovens emprestados ou adaptados por muitos costumes, sem referência a suas origens pagãs.


Hollywood contribuiu para a "diversão" uma grande variedade de personagens fictícios - demônios, monstros, vampiros, lobisomens, múmias e psicopatas. Isso certamente não está a melhorar a mentalidade norte-americana, mas com certeza é alguém fazer um monte de dinheiro.

A resposta Cristã para o Halloween

Hoje o Halloween é quase exclusivamente um feriado americano secular, mas muitos que celebram não têm noção das suas origens religiosas ou herança pagã. Isso não quer dizer Halloween tornou-se mais saudável. As crianças se vestem com trajes divertidos, passear no bairro em busca de doces, e dizem umas às outras histórias de fantasmas assustadores, mas os adultos muitas vezes se envolvem em atos vergonhosos de embriaguez e devassidão.

Assim, como os cristãos devem responder?

Primeiro, os cristãos não devem responder a Halloween como pagãos supersticiosos. Pagãos são supersticiosos, os cristãos são iluminados pela verdade da Palavra de Deus. Os espíritos malignos não são mais ativos e sinistros no Halloween do que em qualquer outro dia do ano, na verdade, qualquer dia é um dia bom para Satanás andar buscando a quem possa tragar (1 Pedro 5:8). Mas  "maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo" (1 João 4:4). Deus  sempre "desarmou os principados e potestades", através da cruz de Cristo e "fez um espetáculo público deles, triunfando sobre eles através de [Cristo]" (Colossenses 2:15).

Em segundo lugar, os cristãos deveriam responder ao Halloween com sabedoria cautelosa. Algumas pessoas temem a atividade de satanistas ou bruxas pagãs, mas os incidentes reais de criminalidade satânicos associadas são muito baixos. A ameaça real sobre o Halloween é a partir dos problemas sociais que atendem a um comportamento pecaminoso - dirigir embriagado, brincalhões e vândalos, e as crianças sem supervisão.

Como qualquer outro dia do ano, os cristãos devem ter cautela como mordomos sábios de suas posses e protetores de suas famílias. Jovens cristãos devem ficar longe dos partidos seculares Halloween, uma vez que estes são focos de problemas. Os pais cristãos podem proteger suas crianças, mantendo-as bem supervisionadas e restringindo o consumo de leite para os presentes recebidos de fontes confiáveis.

Em terceiro lugar, os cristãos deveriam responder ao Halloween com compaixão ao evangelho. Os incrédulos, que rejeitam a Cristo,  vive em eterno medo da morte. Não é apenas a experiência da morte, mas sim o que a Bíblia chama de "uma certa expectativa terrível de julgamento, ea fúria de um fogo que consumirá os adversários [de Deus]" (Hebreus 10:27). As bruxas, fantasmas e espíritos malignos não são aterrorizantes; desencadeou a ira de Deus sobre o pecador imperdoável - agora que é verdadeiramente aterrador.

Os cristãos devem usar o Halloween e tudo o que ela traz para o imaginário - as imagens da morte, da superstição, as expressões de folia debochado - como uma oportunidade para envolver o mundo incrédulo com o evangelho de Jesus Cristo. Deus deu a todos uma consciência que responde a sua verdade (Romanos 2:14-16), e a consciência é o aliado dos cristãos na empresa evangelística. Os cristãos devem ter tempo para as consciências dos amigos e familiares com a verdade bíblica sobre Deus, o pecado da Bíblia, Cristo, o julgamento futuro e a esperança da vida eterna em Jesus Cristo para o pecador arrependido.

Existem várias maneiras diferentes cristãs que vão envolver o evangelismo no Halloween. Alguns vão adotar uma "Nenhuma participação" política. Como pais cristãos, eles não querem que seus filhos participam espiritualmente comprometer as atividades - a ouvir histórias de fantasmas e colorir imagens de bruxas. Eles não querem que seus filhos se vistam com fantasias para enganar ou até mesmo freqüentar as alternativas de Halloween.

Essa resposta, naturalmente, levanta as sobrancelhas e oferece uma boa oportunidade para compartilhar o evangelho a quem perguntar. É também importante que os pais expliquem sua posição aos seus filhos e os preparem para enfrentar a provocação ou ridicularização dos seus pares e à reprovação ou desprezo de seus professores.

Outros cristãos vão optar por alternativas Halloween chamados "festivais de colheita" ou "Festivais Reforma" - as crianças se vestem como os agricultores, os personagens da Bíblia, ou heróis da Reforma. É irônico quando se considera início do Halloween como uma alternativa, mas pode ser um meio eficaz de chegar às famílias da vizinhança com o evangelho. Algumas igrejas deixam o prédio da igreja para trás e ter atos de misericórdia na sua comunidade, "tratar" as famílias carentes com cestas básicas, vales-presente, e a mensagem do evangelho.

Essas são boas alternativas, há outros que não são tão boas. Algumas igrejas estão usando "Hell House"(casa do inferno) evangelismo para chocar as pessoas jovens e assustá-las a se tornarem cristãos. Pessoas andam através de salas padrão depois do carnaval estilo casas assombradas e colocam o pecado em exposição - mulheres submetidas a abortos, pessoas sacrificadas em um ritual satânico, as consequências do sexo antes do casamento, perigos de festas rave, possessão demoníaca, e outras tragédias.

Aqui está o problema com os chamados evangelismo Hell House: Apresenta gráfico do pecado e suas conseqüências são ações desnecessárias - mentes descrentes já estão cheios de tais imagens. O que eles precisam é uma vida verdadeiramente transformada pelo poder de Deus, e que eles precisam é a verdade de Deus em uma apresentação precisa do evangelho. Artifícios baratos é inconveniente para os embaixadores de Cristo.

Há outra opção em aberto para os cristãos: limitada, não comprometer a participação no Halloween. Não há nada intrinsecamente mal de doces, fantasias, ou doce ou travessuras no bairro. Na verdade, tudo isso pode proporcionar uma oportunidade única evangelho com os vizinhos. Mesmo distribuindo doces às crianças do bairro - desde que você não é mesquinho - pode melhorar a sua reputação entre as crianças. Enquanto os figurinos são inocentes eo comportamento não desonrar a Cristo, doces ou travessuras pode ser usado para interesses gospel.

Em última análise, a participação cristã no Halloween é uma questão de consciência diante de Deus. Independentemente do nível de participação de Halloween que você escolher, você deve honrar a Deus, mantendo-se separado do mundo e mostrando misericórdia para com aqueles que estão perecendo. Halloween oferece ao cristão a oportunidade de realizar ambas as coisas no evangelho de Jesus Cristo. É uma mensagem que é santo, separado do mundo, é uma mensagem que está muito à mercê de um Deus que perdoa. 

Fonte: http://www.gty.org/Resources/Articles/A123_Christians-and-Halloween      /     Jonh McArthur

Nenhum comentário:

Postar um comentário