sábado, 13 de novembro de 2010

Existem profetas hoje?



Por Danyllo Gomes

Neste estudo vou fazer um breve esboço sobre a relevância deste tema para nossos dias contemporâneos, buscando conclusões bíblicas sobre o significado de ser profeta, suas definições e sua importância para hoje.
Alguns dados interessantes sobre este assunto: há nas Escrituras, no mínimo, 55 vezes citado do nome “profeta”, e no mínimo 6 da palavra “profecia”. Apesar de ser palavras que não são citadas frequentemente, elas tem um importante significado nas Escrituras.
Buscando agora um amplo significado do que é ser um profeta, iremos analisar a sua função de acordo com as Escrituras, ver seu significado na língua portuguesa e também no grego.
  •  Segundo o Aurélio significa: homem que prediz o futuro.
  •  Segundo o grego, a palavra ‘profhtas’: pessoas que proclamam uma mensagem divina.

    Agora, fazendo uma análise das Escrituras, vamos ver o significado:

    (Genesis 20:7) “Agora, pois, restitui a mulher a seu marido, pois ele é profeta e intercederá por ti, e viverás; se, porem, não lhe restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo que é teu.”
    Abraão era chamado de profeta porque recebia revelações (Gn 12:7; 15:1). É a primeira vez onde a palavra “profeta” é dita nas Escrituras.

    (Êxodo 4:13-16) “Ele, porem, respondeu: Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim. Então, se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, o teu irmão? Eu sei que ele fala fluentemente; e eis que ele sai ao teu encontro , vendo-te, se alegrará em seu coração. Tu, pois, lhe falarás e lhe porás na boca as palavras; eu serei com a tua boca e com a dele e vos ensinarei o que deveis fazer. Ele falará por ti ao povo; ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus. Toma, pois, este bordão na mão, com o qual hás de fazer sinais.”
    (Êxodo 7:1) “Então, disse o SENHOR a Moisés: Vê que te constituí como Deus sobre faraó,e Arão, teu irmão, será teu profeta.”
    Nos primeiros versículos, o Senhor fala a Moisés que Arão falará por ele ao povo, e Moisés será como Deus pra ele. E no segundo texto, o Senhor diz que Arão será profeta de Moisés. Então, se Arão irá ser o porta-voz de Moisés, e logo após Deus diz que Arão é o profeta de Moisés, então se deduz que o profeta é o porta-voz de alguém, no caso de Moisés. Porta-voz e profeta estão relacionados. Arão era o porta-voz de Moisés assim como o profeta é o porta-voz de Deus. Moisés será como um Deus para o profeta (Arão), e o profeta será o porta-voz de Moisés, que é como um Deus para ele.

    (Juízes 6:8) “o SENHOR lhe enviou um profeta, que lhes disse: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel...”
    “Assim diz o SENHOR...”  O profeta representava a voz de Deus para o povo. Vejamos também que é o Senhor que envia, portanto, quem não era enviado pelo Senhor era considerado falso profeta.

    (2 Reis 24:2) “...o SENHOR falara pelos profetas...”

    (2 Crônicas 20:20) “Pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem eles, pôs-se  Josafá em pé e disse: Ouve-me, ó Judá, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estais seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.”
    O cronista fala da importância de crer nos profetas, pois eles são a voz de Deus.

  • Após as breves análises desses textos podemos concluir que, segundo as Escrituras: os profetas eram homens chamados por Deus, para representar a voz de Deus para o povo.  

Vemos uma contradição entre a definição do dicionário e a das Escrituras. O problema da definição do dicionário é que ela é incompleta, e sendo incompleta não dá o devido significado que o profeta é representado nas Escrituras. O profeta não somente prediz o futuro, mas é a voz de Deus, predizendo o futuro ou não. E nem sempre o profeta prediz o futuro, como é o caso de Abraão e Moisés.
No novo testamento, a profecia, por várias vezes, não é uma profecia feita no momento, mas sim referentes ao passado. Vejamos: 
 
(Mateus 21:4) “Ora, isto aconteceu para se cumprir o que foi dito por intermédio do profeta:”
Vemos aqui, Mateus nos mostrando uma profecia do Antigo Testamento.

(Lucas 24:44) “A seguir, Jesus lhe disse: são estas as palavras que eu vos falei, estando convosco: importava que se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.”
Jesus cita os profetas como homens que escreviam e falavam sobre Ele.

(Romanos 1:2) “o qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras;”
O evangelho de Deus ela prometido por seus profetas.

Falando sobre os profetas no Novo Testamento, vamos analisar passagens sobre João Batista e Cristo.
 
João Batista:

(João 1:21) “Então, lhe perguntaram: Quem és, pois? És tu Elias? Ele disse: Não sou. És tu profeta? Respondeu: Não.”
Este texto é bastante complicado, pois vemos claramente que João Batista se autodenomina não ser um profeta, entretanto precisamos saber que “profeta” é, que os sacerdotes e levitas perguntaram se ele era.
Em Deuteronômio 18:15 vemos a promessa de um profeta, semelhante a Moisés, e era exatamente esse profeta que os judeus pensavam que João Batista era, mas na verdade, o profeta que Deuteronômio se refere é Cristo. Os judeus não tinham compreendido a profecia corretamente, pois eles faziam distinção entre o Messias e o Profeta.

(Mateus 11:9) “Mas para que saístes? Para ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta.”
Cristo afirma que João Batista é profeta, e o maior deles. Mas por que o maior? Porque ele foi o antecedente de Cristo. João Batista é o mensageiro que prepará o caminho de Cristo.

(Marcos 11:32) “Se, porém, dissermos: dos homens, é de temer o povo. Porque todos consideravam João como profeta.”
Jesus declara novamente que João Batista é profeta.

Jesus Cristo:

Em várias partes das Escrituras vemos Cristo apresentado como profeta, e como apresentado em Deuteronômio, a profecia se cumpriu. Vejamos as passagens:
(João 4:19) “Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.”

(Mateus 21:11) “E as multidões clamavam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia!”

(Lucas 7:16) “Todos ficaram possuídos de possuídos de temor e glorificavam a Deus, dizendo: Grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo.”

(Lucas 24:19) “E lhes perguntou: Quais? E explicaram: O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo povo,”

(João 6:14) “Vendo, pois, os homens o sinal que Jesus fizera, disseram: Este é, verdadeiramente, o profeta que devia vir ao mundo.”

Após uma análise sobre o significado de profeta, sua função e a apresentação de João Batista e Jesus Cristo (o profeta prometido), vamos para o principal fim do estudo. O dom de profecia será que é um dom contemporâneo ou não? Examinaremos os dois textos que falam sobre o assunto, são eles: 1 Coríntios 12:28 e Efésios 4:11.
 
(1 Coríntios 12:28) “A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedade de línguas.”

(Efésios 4:11) “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres.”
Vemos nos dois textos Paulo citando o dom de profecia. Eu creio que esse dom foi dado aos Cristãos daquela época, para que eles fossem a base de igreja de Cristo na terra. Eles serviam como revelação direta e especial de Deus na igreja primitiva. Vamos agora ver a linha de pensamento, analisando para saber como chegar a essa conclusão.


No início, eu dei as definições de profeta, e as Escrituras revelam que: profeta é aquele que representa a voz de Deus, o profeta é aquele ao qual o Senhor transmite sua mensagem para o povo, ele é o canal. Então, a principal função do dom de profecia é a revelação do que Deus quer falar para seu povo em determinada época. O dom de profecia foi dado para que a sua igreja fosse edificada, para haver o aperfeiçoamento nos santos (Ef. 4:12). No entanto, Deus precisava se comunicar com seu povo, mas na época as Sagradas Escrituras ainda não estavam completas. Então, como o evangelho iria ser propagado, se as Escrituras não estavam completas? Seria necessário que alguém – aquele que recebesse o dom de profecia – fosse o porta-voz de Deus.
A pergunta que prevalece é: qual a voz de Deus para nós hoje?  É através de profetas contemporâneos? Não! A voz do Senhor para nós hoje é as Escrituras Sagradas. Então, se os profetas representavam a voz de Deus, e hoje, as Escrituras é quem representa a voz de Deus, para que profeta? Não existe mais necessidade de profetas, pois tudo o que O Senhor quer comunicar-nos, ele fala através das Suas Escrituras. Tudo está lá.
Há pessoas afirmando que quando nós fazemos uma interpretação dessas, afirmando que não existem mais profetas hoje, eles nos acusam de limitar o Senhor. Mas isso é uma conclusão perigosíssima.
Vamos a alguns argumentos: primeiro, ao dizer isso, eles afirmam que Deus está se contradizendo com a Sua palavra. Segundo, afirmam que as Escrituras estão incompletas, porque se existissem profetas, eles iriam ter que completar as Escrituras, pois eles são os porta-vozes de Deus, mas a Escritura já está completa. Ela é o nosso profeta!
Os profetas foram utilizados na igreja primitiva (Efésios 2:20), sendo a voz do Senhor para o povo, já que as Escrituras ainda estavam sendo formada. E quem são os falsos profetas hoje? São aqueles que distorcem e deturpam o verdadeiro profeta (Escrituras).
Agora, sintetizando a minha conclusão, assim como R. C. Sproul e vários outros teólogos reformados, acredito que os profetas foram de grande importância para a igreja de primitiva, assim como para nós hoje, compreendendo que eles formam a base do início da igreja de Cristo na terra. Sendo que hoje, não existe mais, o dom foi cessado.
 O nosso profeta contemporâneo é as Escrituras, Sola Scriptura!

Que o Senhor nos abençoe.


44 comentários:

  1. Sola scriptura! O Tio continua orgulhoso.

    ResponderExcluir
  2. QUAL O PROBLEMA DE DEUS USAR UM PROFETA ATUALMENTE !!! SE TER PROFETA DEPENDI DE ESCRITURA TA OU NÃO TÁ COMPLETA ,POR QUE ENTÃO DEUS LEVANTOU O PROFETA AGABO EM ATOS 21.10 SENDO QUE A ESCRITURA ESTAVA COMPLETA (QUANDO DIGO COMPLETA PELO FATO DE JOÃO SER O ULTIMO DA ESCRITURA DO ANTIGO TESTAMENTO )CONSIDERANDO O ULTIMO PROFETA JOÃO BATISTA ?! NA VERDADE JOÃO BATISTA ERA O ULTIMO PROFETA DA LEI E AGABO JÁ ERA O PROFETA DA GRAÇA !!! ETAMOS NA GRAÇA E DEUS VAI CONTINUAR USANDO PROFETAS ATÉ A VOLTA DE JESUS !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bíblia diz: A lei e os profetas duraram até João. Significa dizer que a profecia hoje é a bíblia sagrada. A profecia para nos orientar e ensinar o Caminho...

      Excluir
    2. A bíblia diz: A lei e os profetas duraram até João. Significa dizer que a profecia hoje é a bíblia sagrada. A profecia para nos orientar e ensinar o Caminho...

      Excluir
    3. A bíblia diz: A lei e os profetas duraram até João. Significa dizer que a profecia hoje é a bíblia sagrada. A profecia para nos orientar e ensinar o Caminho...

      Excluir
    4. Sabe porque o Senhor levanta Profetas ainda sim , ? porque voces humanos de pouca fe nao leem a biblia dizem que esta la tudo e tudo mas nao leem , nao vivem ela doque adianta, dai Deus levanta a palavra dele de uma outra forma em que voces possam se levantar e dizer poxa é mesmo Deus quer isso aquilo e aquilo outro tendeu.... DEUS levanta profetas sim e sim amem

      Excluir
    5. Fernanda, basta que a palavra seja divulgada por esses que se dizem profetas. É assim que Deus se comunica conosco.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Hoje Deus usa como profeta qualquer um que transmite aos leigos a palavra das Escrituras Sagradas ao pé da letra, sem tirar nem por. Se por ventura, alguem vier com uma profecia que não tenha base bíblica não aceite, sai fora desse tal profeta...Tudo o que Deus tem pra falar pra vc está na bíblia, e é isso.

      Excluir
    8. Hoje em dia não existem mais profetas , mais sim dons de professia

      Excluir
  3. Infelizmente,existem pessoas que não creem na Biblia como a Palavra de Deus. Preferem acreditar em homem que sem respaldo biblico, e uma péssima interpretação. Isso mesmo, se eu fosse voces arrumaria outro Deus que também satisfaçam as suas vontades. Dizer que os profetas acabaram em João Batista, foi dito na Biblia,vão acreditando nos falsos mestres,o mundo esta cheio deles. Por isso Jesus mandou vigiar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bíblia trás a revelação da verdade, mas não é toda a palavra de Deus.

      Excluir
  4. E, não temais os que matam o corpo, mas não têm poder para matar a alma. Temei antes, aquele que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo.

    https://www.youtube.com/watch?v=BZKswcqbrGY

    ResponderExcluir
  5. Ah e tem mais uma coisa...quem diz que ainda existe profetas ate os dias de hoje, diz que o que a Bíblia é mentirosa. Pensem bem na gravidade dessa afirmação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é que é Cristina, me desculpe, mas vc está equivocada, eu te apresento Apocalipse 11, o ministério das 2 testemunhas, que serão levantadas por Deus e profetizarão, e são chamadas de 2 profetas, é só ler o texto ok, se os profetas n existem mais ae temos problemas com este capítulo, e esse ministerio ainda não aconteceu, acontecerá qd o último reino se levantar, como sabemos a Besta está envolvida, pois irá matar as 2 testemunhas e elas rescussitarão ao 3 dia

      Excluir
    2. Mas nesse tempo o espírito santo não já mais estará entre nós fazendo com q Deus envie dois novos profetas para pregar a Israel e o converter depois da morte deles irão ressuscitar e voltar a Deus então Deus enviará seu anjo pra terminar a mensagem então vira o julgamento

      Excluir
    3. Essa profecia das duas testemunhas já se cumpriu na história e eu te provo as duas testemunhas são o antigo e o novo testamento se quiser saber mais a respeito entra em contato por e-mail que eu te mando o material a respeito fica com Deus irmão. rodrigomdelima86@gmail.com

      Excluir
  6. CONCORDO COM VC CRISTINA,TODOS PROTESTANTES ENCHEM A BOCA EM DIZER "EU SIGO A BIBLIA",MAIS COLOCAM E TIRAM PONTOS E VIRGULAS QUANDO OS CONVEM.JESUS E O PROFETA DEUS E HOMEM E A BIBLIA A PROFECIA...

    ResponderExcluir
  7. O dom com certeza não cessou. Deus é o mesmo ontem, hoje e para sempre e se ele mandava ao mundo profetas antes, porque hoje não? Quando o mundo mais precisa de profetas, nos últimos dias. Leiam essas passagens das escrituras, vão te dar um melhor entendimento: Amós 3:7, Efésios 2: 19 e 20, I Coríntios 12:28 a Efésios 4:11. E se lembrem de orar ao Senhor com paz e o coração aberto perguntando se isso que eu falei é verdade, porque ele que sabe de tudo, e não é nenhum homem que tem que converter vocês, mas sim Deus.

    ResponderExcluir
  8. O dom com certeza não cessou. Deus é o mesmo ontem, hoje e para sempre e se ele mandava ao mundo profetas antes, porque hoje não? Quando o mundo mais precisa de profetas, nos últimos dias. Leiam essas passagens das escrituras, vão te dar um melhor entendimento: Amós 3:7, Efésios 2: 19 e 20, I Coríntios 12:28 a Efésios 4:11. E se lembrem de orar ao Senhor com paz e o coração aberto perguntando se isso que eu falei é verdade, porque ele que sabe de tudo, e não é nenhum homem que tem que converter vocês, mas sim Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa afirmação de que no passado era assim, e como deus é imutável, hj tb deve ser, é algo temeroso de se afirmar. Existem várias mudanças comportamentais desde abraão até os dias de hj.

      Excluir
  9. TITO3.9 Mas nao entres em questoes loucas geneologicas e contendas e nos debates acerca da lei; porque sao coisas inuteis e vas.

    ResponderExcluir
  10. João 4:1 nos instrui: “Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.” Primeiro Tessalonicenses 5:20-21 declara: “Não desprezeis as profecias, mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom.”
    Existem formas de provar: Para receber os dons, como deve ser feito o batismo, em nome de quem??
    Resp.: Atos 2:38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

    ResponderExcluir
  11. Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. 1 Coríntios 14:1
    E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. 1 Coríntios 12:10
    Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. 1 Timóteo 4:14
    E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 1 Coríntios 13:2
    Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 2 Pedro 1:20
    De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Romanos 12:6
    Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; 1 Coríntios 13:9
    O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 1 Coríntios 13:8
    Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:21

    ResponderExcluir
  12. em tudo deu a entender que não existe o profeta mas existe o dom de profetizar ... algo que não só ta nas escritura mas ao entendimento do homem... #JesusAindaÉöFoco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I CORÍNTIOS Cap. 1
      7 de maneira que nenhum dom vos falta, enquanto aguardais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo,
      Bíblia Sagrada

      Excluir
    2. I CORÍNTIOS Cap. 14
      29 E falem os profetas, dois ou três, e os outros julguem.
      32 pois os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas;
      Bíblia Sagrada

      Excluir
  13. I CORÍNTIOS Cap. 12
    10 a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas.
    Bíblia Sagrada

    ResponderExcluir
  14. I CORÍNTIOS Cap. 13
    2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
    Bíblia Sagrada

    ResponderExcluir
  15. I CORÍNTIOS Cap. 14
    1 Segui o amor; e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
    2 Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios.
    3 Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação.
    4 O que fala em língua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
    5 Ora, quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que também intercede para que a igreja receba edificação.
    6 E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, de que vos aproveitarei, se vos não falar ou por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de doutrina?
    22 De modo que as línguas são um sinal, não para os crentes, mas para os incrédulos; a profecia, porém, não é sinal para os incrédulos, mas para os crentes.
    24 Mas, se todos profetizarem, e algum incrédulo ou indouto entrar, por todos é convencido, por todos é julgado;
    29 E falem os profetas, dois ou três, e os outros julguem.
    31 Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez; para que todos aprendam e todos sejam consolados;
    32 pois os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas;
    37 Se alguém se considera profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.
    38 Mas, se alguém ignora isto, ele é ignorado.
    39 Portanto, irmãos, procurai com zelo o profetizar, e não proibais o falar em línguas.
    Bíblia Sagrada

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. A própria bíblia afirma q nos ÚLTIMOS DIAS, "vossos filhas e filhos, velhos e velhas, servos e servas, PROFETIZARAM, TERÃO VISÕES e o ESPÍRITO DO SENHOR SERÁ DERRAMADO EM TODA A CARNE", (seres humanos) joel 2:28-29 e atos 2: 17-18.
    A promessa é de q agora p nós, os q vivemos nos ÚLTIMOS DIAS, haveria profetas na igreja, porém cabe a tds nós obedecermos a ppria orientação do MESTRE JESUS acerca dessa promessa.
    Em Mateus 24 o pprio CRISTO nos orienta acerca do TEMPO DO FIM q surgiria falsos profetas e falsos cristo,(mt24:24).
    Se o pprio MESTRE nos avisa sobre o falso, é pq existe o verdadeiro!
    Cabe a tds nós, ditos cristãos identificarmos quem são os verdadeiros em detrimento dos falsos.
    Agora, dizer q não precisamos de profetas nos dias de hj, isso sim é contrariar as SANTAS ESCRITURAS.
    Sim, a Bíblia está completa e é suficiente p nossa salvação!
    Nós, eu e vc, é q não somos mais capazes e suficiente devido a eficácia do pecado no mundo e em nós msm, p compreende la, (a biblia), e por isso DEUS, o DEUS HOMEM CHAMADO JESUS, nos deu a promessa de q nos últimos dias a igreja teria o DOM DE PROFECIA no meio dela.
    Repito.
    Cabe a mim e vc estudar a BIBLIA p sabermos quem são os profetas verdadeiros.
    Será josef smith dos mórmon?
    Ellen White dos adventistas?
    Charles Russell dos testemunhas de Jeová?
    Eimee macpheson da quadrangular? ......e muitos outros.
    Estude a vida e os ensinos desses ditos profetas moderno e vc verá.
    O profeta verdadeiro leva vc a biblia e não fala por si msm, não acrescenta e nao tira nada das ESCRITURAS SAGRADAS

    ResponderExcluir
  18. Eu fico imaginando se seus pprios filhos e filho ou seus velhos ou velhas, (pais, avós, tios....) ou servos, (empregados, prestadores de serviços. ..), como essas pessoas serão tratadas em suas pprias casas e suas igrejas, em seus empregos qdo elas começarem a receber a chuva serôdia prometida pelo SENHOR em joel 2:23,28-32.

    ResponderExcluir
  19. A paz amados ! Vamos pensar q aprofecias acabou conforme oque o escritor escreveu acima , bom então não existe mais pastor, dom de línguas, dom de cura,por ai vai, 1 cor.12:28 fica anátema segundo nosso amado ! Tenho certeza q o meu irmão já pediu oração para ser curado ! ficamos na paz do Senhor

    ResponderExcluir
  20. 1 corintios 14 diz... segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. entenderam ? profetizar so para quem tem o don e é prtofeta !!!

    ResponderExcluir
  21. Da mesma sorte que existiram profetas que escreveram as Escrituras, existem hoje os profetas que a interpretam. Muitas questões difíceis da Bíblia, são impossíveis de interpretação sem o poder de Deus.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. A paz do Senhor irmãos.
    A escritura disse que a lei e os profetas duraram até joão; acabou os profetas; Mas a lei teve que mudar Jesus Fez o fundamento dos apóstolos e profetas em Efésio capitulo 2 com o titulo A SALVAÇÃO É PELA GRAÇA. presta atenção em efésio 2: 20 Jesus fez o fundamento. Em 1° Corintios capitulo 3 Titulo O ESPIRITO MUNDANO CAUSA DISSENSÕES NAS IGREJAS. repare o versículo de 1° Corintios 3:11 Ninguém pode pôr outro fundamento ou seja não podemos mais ter profetas na igreja nos dias de hoje. Essa lei que Jesus fez era o Dom de profecia temporário; para completar a revelação do NOVO TESTAMENTO.
    Muitas vezes no novo testamento venha com a palavra profecia; mas e Dom de profecia. Outra confirmação que a profecia acabou
    Na pesquisa Google. digite. HOJE AINDA EXISTEM PROFETAS CHAMADA.

    ResponderExcluir
  24. Olá a todos.
    Não. Não exitem profetas nos dias de hoje.
    E a Salvação não é pela graça, mas sim pela lei.
    A Lei e os profetas duraram até João o batista e depois disso veio o anuncio do Reino. Ou seja, o Ultimo profeta foi João batista. Se hoje alguém profetiza na sua vida tome cuidado, pois ninguém mais tem autoridade para isso, devido a autoridade ter sido dada a Cristo sobre todas as coisas.
    Nenhum dos Discípulos foram profetas, nem mesmo Paulo de Tarso. Paulo fala dos dons de profecias em sua epístola aos coríntios. Ele confundiu o anuncio do reino com profecia. Todas as profecias já foram cumpridas, até mesmo as do apocalipse a partir do cap_4, pois foi escrito por joão batista, falando da vinda do Cristo que já veio. Jesus veio realizar a ultima profecia e explicar toda a lei e profecia que duraram até joão o batista. Esse é o anúncio do Reino.
    O anuncio de como a lei funciona no reino é encontrada nos 4 evangelhos. Se foram olhar para as epístolas paulinas irão cair na armadilha e serão guiados por um cego.

    ResponderExcluir
  25. não deixem que o leigo e o impio conheçam mais o evangelho que nós Cristãos,busquem,pesquisem,leiam todos os apócrifos,retenha o que é bom e não critique sem antes conhecer;Certa vez alguém disse por falta de conhecimento o meu povo perece.Abraços fiquem com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li todos os apócrifos que chegaram até a mim.
      Também sou pesquisador, não sigo dogma nem religião alguma. Não sou leigo e nem ímpio, apenas exponho minha compreensão que, afinal, é direito de todos.

      Excluir
  26. Os profetas sempre tinham uma missão; despertar um povo para o arrependimento e obediência a Deus. De fato, toda a revelação da vontade de Deus já está contida nas escrituras, mas elas não sairão gritando sozinhas pelas ruas. E muitos, mesmo tendo acesso a ela, permanecem dormindo espiritualmente. Nessa circunstância é perfeitamente cabível uma intervenção de despertamento por meio de alguém. Esse alguém, comparando com os casos bíblicos, cumprirá uma missão que cabe a um profeta. O profeta dos dias de hoje é aquele que anuncia as escrituras e chama o povo para arrependimento e obediência. Eles arrastam multidões com as verdades já reveladas na Palavra. Há necessidade de profetas sim.

    ResponderExcluir