sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Você agrada a homens ou a Deus?

Por Danyllo Gomes


Gálatas 1:10-16

Antes de argumentar qual evangelho o próprio Paulo prega, ele exorta aos Gálatas porque eles estavam sendo levados por falsos ensinamentos, por um outro evangelho. Paulo adverte-os e diz a eles que aqueles que pregam um evangelho diferente do dele que seja amaldiçoado. E agora ele vai argumentar aos Gálatas o porque o evangelho que ele prega é de confiança. O evangelho de Paulo é de confiança porque ele recebeu-o o próprio Cristo, pois esse é o evangelho que nos é revelado, o de Cristo, onde Ele é o centro.

A primeira coisa que Paulo faz são duas perguntas retóricas: “eu procuro o favor dos homens ou o favor de Deus? Procuro agradar homens?”. Faça essas perguntas a você mesmo. Independente de suas respostas saiba de uma coisa: Se você busca agradar a homens você não é servo de Cristo, mas dos homens. Precisamos fazer para a glória de Deus; e quando se faz para a glória de Deus deve ser o correto. O evangelho verdadeiro é aquele onde Cristo é o centro, onde ele é o objetivo. E esse mesmo evangelho que devo pregar se encontra na Bíblia, então antes de tudo preciso ir à fonte e saber se o evangelho que prego ou escuto é o verdadeiro. Cristo me separou antes de nascer para que a glória de Deus fosse vista em minha vida, pois o objetivo da criação do homem é esse: glorificar a Deus (1ª pergunta BCW). A partir do momento que eu não prego ou defendo o evangelho do modo correto Deus não é glorificado. Você pode dizer: “Deus me escolheu antes da fundação do mundo para me dar salvação através de Cristo Jesus, aquele que me purificou, pagou meu preço, sofreu meu castigo?”; se sim tome cuidado com o que você tem pregado. Paulo não precisou ir à Jerusalém para que os apóstolos que vieram antes dele falasse alguma coisa para ele, não; Paulo diz que não precisou, não foi nem carne nem sangue que passou esse evangelho para ele, foi o próprio Cristo. Hoje eu também posso ter essa certeza, quando um pastor prega com autoridade e fidelidade as Escrituras, quando eu as leio, é como se o próprio Deus estivesse falando para mim. Nós temos o evangelho verdadeiro na fonte, na Palavra, mas mesmo assim somos tão pobres de conhecimento. Somos pobres porque não procuramos, não queremos conhecer o nosso Deus. O evangelho que precisamos pregar é o de Cristo, somente o de Cristo. Que o Senhor nos ajude a fazer apenas a Sua vontade e a verdade Dele seja pregada neste mundo através de nossas vidas.

Soli Deo Gloria

Nenhum comentário:

Postar um comentário