sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Essa é sua vida? É isso mesmo quem você deseja ser? Você tem sido frutífero?

Por Bruno Alencar


No evangelho de João15.1-5 diz assim o SENHOR," eu sou a videira, e meu pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta, e todo o que dá fruto ele limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."

Talvez esse seja um dos textos mais lindos da escritura, talvez porque seja o próprio Deus em Jesus que nos fala, talvez porque mesmo através símbolos, Ele nos fala tão direto. Vamos ver como poderíamos ser um homem, mulher, casal, filho, pai, marido, esposa mais frutífero.
Jesus diz: " Eu sou a videira verdadeira".  A videira é quem alimenta, é a fonte de energia, é quem supre de toda força que os ramos possam precisar. Jesus é a videira e nós os ramos e nenhum ramo consegue produzir frutos sozinho, mesmo as vezes eu e você querendo ser a videira, ou ser o ramo sem a videira. Quantas vezes nós queremos fazer tudo segundo as nossas forças, seguir a sós nossos destinos. Fomos criados para permanecer junto a Ele, no texto Ele fala: "permaneçam em mim", se nosso desejo é ser frutífero, é ter essa saúde espiritual, se  tens um vazio dentro de você que nunca esta satisfeito com nada nesse mundo, você e eu precisamos estar conectados a essa videira, a fonte de toda nossa energia: Cristo!. Ele diz: " vinde a mim todos que estão cansados e eu vos aliviarei" sejamos obedientes, temos alguém para carregar nosso fardo, que é pesado, não precisamos nos estressar com tudo, só precisamos permanecer nEle, que Ele permanecerá em nós.

Quantas vezes você se frustrou por ter planejado toda sua vida, toda semana, todo o dia e não conseguiu, isso nos deixa bastante estressados, pois não somos capazes de fazer nada a sós, não sou eu quem falo, é o que diz o texto, a bíblia, a palavra do Senhor. Não somos responsáveis por produzir esses frutos a sós, " Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." no dia em que nos dermos conta dessa verdade, ela trará um paz incrível, só precisamos estar conectados a videira, Cristo.

Quantas vezes você pediu que sua vida fosse abençoada na família, no trabalho, na escola, nos negócios, nas finanças? Pedir tudo isso é bom e lícito, mas a poda, o ser podado, ver e sentir Deus podando seus galhos infrutíferos, seus ramos secos e ruins, isso ninguém quer! Certo? Para que nossas orações sejam respondidas, Deus poda áreas em nossas vidas para que possamos dar melhores e mais gostosos frutos. Você esta sendo podado nesse momento? Maravilha! Aleluia! Dê graças ao Pai. Você está sendo trabalhado e em reforma para melhor "servir". A "poda" sempre é dolorosa, você se sente "abandonado" e no momento que você acha que Deus está longe, é quando Ele esta mais perto.

E o que precisamos fazer? Temos que nos colocar na posição de ramo e estar sempre buscando estar conectados a videira. Nunca queira ser a videira, você só vai se desgastar, confiar em Deus, estaremos sempre cheios de energia, reduzirá nosso estresse, seremos saudáveis espiritualmente. Tenhamos uma vida de oração, estudos mostram que ter uma vida espiritual, vivemos melhor, não precisávamos desse estudo, já diz a bíblia, mas viver em oração nos mantém conectados a videira.  Leia a palavra, deixe ser levado como você é: ramo. 

Minha oração hoje é que possamos ser podados da maneira que agrade ao Senhor, que Ele possa trabalhar em nossas vidas seja em qual área for: perdão, em amarmos mais, em segurar nossa língua, sermos mais pacientes, termos domínio próprio, mais alegria, que possamos transmitir essa paz, benignidade, sermos mansos e humildes de coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário