domingo, 18 de dezembro de 2011

Seja sábio, adapte-se!

Por Bruno Alencar


Hoje vamos meditar num tema que temos que carregar em nós e utilizarmos em todas as áreas de nossas vidas, no trabalho, em casa com esposa e filhos, com o marido, em nossa "religião", enfim, carreguemos para nós a ( moderação ) em tudo.
No livro de Eclesiastes capitulo 7, dos versos 16 ao 20, que diz assim o pregador:  " Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; porque te destruirias a ti mesmo? Não sejas demasiadamente perverso, nem sejas louco; porque morreria fora do teu tempo? Bom é que retenhas isto e também daquilo não retires a mão, pois quem teme a Deus de tudo isto sai ileso. A sabedoria fortalece ao sábio, mais do que dez poderosos que haja na cidade, não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque."



Já perceberam como somos demasiadamente tudo? Já percebeu como nos cobramos a todo momento a perfeição? Pior! O mundo nos cobra isso, e nós cobramos do mundo a excelência! Hoje existe cursos de excelência em Ortodontia, excelência em administração... E por aí vai, o que eu quero falar é que estamos a todo momento sendo vigiados e vigiando o próximo, e NUNCA chegaremos a essa perfeição," não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque". Sejamos um pouquinho injusto e um pouquinho tolo, porque no texto mesmo diz:"Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; porque te destruirias a ti mesmo?, ou você estaria se auto destruindo? Pedindo também para sermos meio termo, evitando os extremos, estando a sabedoria no equilíbrio :"Não sejas demasiadamente perverso, nem sejas louco; porque morreria fora do teu tempo?"


Somos mortais, finitos e falhos, a vida não se encaixa em sua perfeição, pelo contrário, é no imperfeito que vivemos. Aqui usarei uma frase do Pr Ed Rene:" sábio é quem se adapta mais rápido". Temos que saber curtir a segunda-feira e também o final de semana. Sábio é quem sabe reagir as adversidades, ao invés de ficar se lamentando do ocorrido, "óh vida, óh céus!" o sábio, quando a vida muda, ele muda junto. Estamos em mutação toda hora, e as pessoas ao seu redor também, mude e se adapte rapidamente! Para se relacionar nesse mundo, precisamos nos adaptar. Precisamos estar "antenados" a modernidade dos tablets, redes sociais...porém precisamos apertar mãos, sentir o próximo, "próximo". Temos que aceitar o imutável, sua vida virou de ponta cabeça? Mude junto, adapte-se! Não adianta questionar a Deus:" ah Deus, porque o Senhor fez isso comigo?" ande, corra, mude, converta, aceite, lute, saia de sua letargia física e psicológica!
Sábio é quem coloca sua vida nas mãos de Deus, pois só, não conseguiremos ter forças para tal reação, sábio é quem olha pra si e diz: " Senhor, eu não sou nada, eu sou apenas um vaso e quero ser um vaso de honra feito por ti" essa é nossa oração hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário